A Prefeitura de Araçatuba informou que o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) criou cinco câmaras temáticas para organizar projetos e prioridades do setor. A medida foi discutida em reunião realizada em 28 de outubro de 2026.
Na mesma reunião, o conselho anunciou a aprovação da participação do município no programa estadual de Cadeias Produtivas Locais (CPLs), do Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa envolve o segmento de turismo gastronômico.
O encontro ocorreu em Araçatuba e foi o primeiro conduzido pelo novo presidente do Comtur, o empresário Luiz Gregatti. O conselho reúne representantes do poder público e da sociedade civil ligados ao turismo.

Segundo a prefeitura, a organização das áreas e da cadeia produtiva pode abrir caminho para apoio técnico, mentorias e investimentos governamentais, conforme o estágio de estruturação. A notícia trata da atuação do conselho e do processo relacionado ao prato típico cupim casqueirado.
Comtur cria câmaras temáticas para organizar projetos de turismo
As cinco frentes temáticas definidas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) abrangem Turismo Rural; Turismo Náutico e Pesca; Esporte e Aventura; Turismo Gastronômico; e Negócios, Intercâmbio e Eventos. A divisão reúne áreas distintas do turismo em Araçatuba para que cada uma seja discutida de forma específica.
Segundo a prefeitura, os conselheiros também escolheram os integrantes e os relatores responsáveis por elaborar os planos de trabalho de cada câmara. Esses documentos devem organizar as propostas ligadas às respectivas áreas.
Com as discussões separadas por segmento, o conselho pretende estruturar propostas que orientem as ações municipais. A organização contempla atividades rurais, náuticas, esportivas, gastronômicas e relacionadas a negócios, intercâmbio e eventos.
Programa estadual deve estruturar cadeia do cupim casqueirado
No eixo de Turismo Gastronômico, a proposta de participação no programa de Cadeias Produtivas Locais (CPLs) tem como foco o cupim casqueirado, prato típico de Araçatuba. O trabalho prevê mapear os participantes envolvidos na cadeia, desde fornecedores de insumos para a criação de gado até frigoríficos, distribuidores e estabelecimentos que preparam e servem o prato.
De acordo com a prefeitura, a estruturação deve permitir identificar necessidades e organizar os participantes, além de definir ações para fortalecer a governança e a competitividade da cadeia. O apoio previsto pelo programa depende do estágio de organização alcançado por esse conjunto de atividades.
O próximo passo informado pela administração municipal é reunir a documentação necessária para dar andamento ao processo. O secretário municipal de Turismo, Guilherme Laluce, solicitou o apoio dos conselheiros para concluir essa etapa e afirmou que, após a conclusão e aprovação final da CPL, poderá haver recursos para investimentos no setor e eventos de divulgação do prato típico.


